Por Rafaela Viana
Bianca Andrade, influenciadora conhecida como Boca Rosa , se consolidou como uma das empresárias mais bem-sucedidas do Brasil. Começando aos 16 anos com vídeos de tutoriais de maquiagem para o YouTube, diretamente de sua casa no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Bianca foi crescendo aos poucos até que, em 2020, participou do grupo camarote do BBB20, sendo a 5ª eliminada da edição. Sua participação foi marcada por polêmicas relacionadas a acontecimentos dentro do programa, incluindo um desentendimento com outra influenciadora, chamada Rafa Kalimann, logo na primeira festa. O interessante desse momento foi o impacto nas redes sociais, não apenas pela fofoca, mas como a maquiagem de Bianca persistiu às lágrimas após a briga. A partir de então, sua marca passou a chamar mais atenção, movimentando o interesse do público pela textura e resistência hídrica da base, até então parceira da Payot.
Após essa introdução, vamos pular um pouco a trajetória de Bianca após sua impecável limpeza de imagem (baseada em sua transparência e demonstração de competência como marca), mesmo com histórico de polêmicas relacionadas à anterior carreira de maquiadora, contradições sobre procedimentos estéticos e rotina alimentar. Atualmente destaque e referência no empreendedorismo feminino no Brasil, vamos falar sobre seu posicionamento, engajamento, estratégia e toda visão por trás do marketing da Boca Rosa Company.
O rompimento com a Payot e um novo começo
Após cinco anos de parceria com a Payot, empresa nacional do setor de cosméticos, Bianca Andrade encerrou a colaboração marcando o início de uma nova fase solo para a Boca Rosa: “quero que o Boca Rosa seja muito maior do que eu. É importante sabermos a hora certa de tomarmos grandes decisões”, diz a empresária para a Forbes. Com um faturamento crescente, que alcançou R$ 180 milhões no último ano, Bianca aproveitou a credibilidade e liberdade proporcionadas pela Payot para agora focar em inovação, sustentabilidade e diversidade. Já consolidada como uma das empresárias mais bem-sucedidas do Brasil, sua trajetória de sucesso foi marcada por estratégias de marketing inovadoras, alcançando um novo patamar com o relançamento da marca, prometendo nova identidade visual e 50 tons de base, impactando agora como uma linha totalmente sob o comando por Bianca.
Bianca Andrade e a nova Boca Rosa
Com tanto sucesso após visibilidade em massa no maior reality show do país, Bianca fundou a Boca Rosa Beauty e a Boca Rosa Company. A trajetória para o topo exigiu muito trabalho e estratégias de marketing pensadas para o momento, público e demandas certas, testando as fórmulas em climas e peles diferentes, além da necessidade das consumidoras por praticidade no dia a dia. Confira as três principais estratégias que fizeram de Bianca uma das empresárias de maior destaque do Brasil:
1. Rebranding da persona
Nos últimos anos, tanto a imagem pessoal de Bianca, quanto a da marca Boca Rosa Beauty passaram por um rebranding significativo. Após diversas polêmicas, incluindo desavenças com colegas de trabalho e a qualidade inicial dos produtos, foi necessário mudar a percepção do público.
Bianca adotou uma postura mais madura nas redes sociais, com conteúdos que destacam seu lado empreendedor e parcerias que elevam seu nome. A marca, por sua vez, lançou produtos testados e aprovados, com uma identidade visual clara e direcionada a um determinado público.
2. Planejamento de conteúdo
Em 2022, uma polêmica surgiu quando Bianca revelou seu rigoroso planejamento de conteúdo ainda em seu perfil pessoal, levantando questionamentos do público sobre como nada nas redes de uma influenciadora é espontâneo. Foram gerados muitos memes e discussões, mas a empresária rapidamente explicou que o planejamento não significava falta de autenticidade.
O mix de conteúdo nas redes sociais, que combina vida pessoal e profissional, tornou-se um case de sucesso com a consistência e qualidade dos posts, mantendo a proximidade com os seguidores, crucial para o sucesso nas redes sociais, que acabam interagindo de forma integrada, já que Bianca também não deixa de ser “uma marca” para sua própria estratégia.
3. O relançamento
O relançamento da Boca Rosa causou um grande impacto recentemente nas redes sociais. A mudança para uma embalagem clean, em tons de cinza e interior cor-de-rosa, característica que vem ganhando popularidade em marcas de beleza em geral, gerou intensos debates.
Bianca usou a controvérsia como trampolim para destacar as inovações da marca, que agora se chama simplesmente “Boca Rosa” (BR), como uma referência à brasilidade dos seus produtos, que tem objetivo de competir diretamente com marcas internacionais.
Foram 30 milhões de reais de recursos próprios investidos, mirando um retorno de 120 milhões de reais até o fim do ano. Além da nova identidade visual, a marca se posiciona como uma solução prática e de qualidade para a mulher moderna, que tem pouco tempo livre devido a uma rotina corrida.
50 tons de base em stick: o adiamento
Com 50 tons, a maior gama de cores de uma marca brasileira, o produto da base em sticks foi desenvolvido para oferecer praticidade e inovação, contando com FPS30 UVA/UVB, proteção contra luz azul, Vitamina E e resistência à água e ao suor.
Após seu lançamento, já era esperado que o resultado fosse o engajamento orgânico de reviews de criadores de conteúdo. Mas, com grandes expectativas, o público se encontrou frustrado em meio a embalagens danificadas, produto craquelado e insatisfação sobre o resultado esperado na cobertura e textura na pele. Mesmo dividindo opiniões, o inegável efeito negativo do público não pôde ser ignorado por Bianca.
Ainda sendo um dos assuntos mais comentados do momento, a empresária se atentou à movimentação nas redes e anunciou o adiamento do relançamento da marca, assumindo as falhas e prometendo reembolso àqueles que investiram no primeiro lote:https://www.instagram.com/p/C9JDOpKs65V/
Estratégias e controle de crise
Antes de sequer citar o relançamento da marca, Bianca publicava conteúdos sugestivos sobre “pó solto x pó compacto”, levantando discussões nas redes e chamando a atenção até mesmo de influenciadoras que também possuem suas marcas de cosméticos, como Mari Maria, que rebateu sobre as críticas da empresária a respeito da falta de praticidade do pó solto.
https://www.instagram.com/p/C7RkpN6R0ik
A verdade é que, desde o início, Bianca soube como fazer o público falar sobre maquiagem, sem mesmo saber o que vinha por aí. Marcou presença, no de Frente com Blogueirinha, um dos programas de humor mais comentados entre o público mais jovem, publicou conteúdo sobre descoberta de produtos vendidos na Europa (como o pó rosa, que também faz parte de sua linha) e impactou o público com a contradição de uma identidade visual minimalista e cinza, enquanto sua marca se chama Boca Rosa. E, ainda com as críticas, Bianca continua em pauta de mãos dadas com sua marca, sendo temática de conteúdos no Instagram e TikTok, principalmente, seja em reviews de maquiagem ou em conteúdos explicativos sobre o que aconteceu com o seu relançamento. Com chave de ouro, reconheceu as falhas, reembolsou os clientes e prometeu voltar apenas quando tudo estivesse dentro da qualidade prometida.
A lição que podemos tirar dessa história (que ainda não acabou) é que a honestidade e transparência com o público aproxima, ainda que você, como marca, tenha falhado na entrega. Desde o crossmedia, usando os próprios produtos sem rótulo no BBB20, com a certeza de que alguém perguntaria a marca, até o atual sucesso em resultados de venda, Bianca Andrade revela que consegue ensinar muito, em conjunto com uma experiente equipe de gestão de crise, sobre ter resiliência como figura pública e empresa.
E, ainda assim, se manter relevante e falada em diversos nichos, gerando mais expectativa sobre o que vem por aí.
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Fontes:
Boca Rosa fatura R$ 5 milhões em live de pré-lançamento
Como Bianca Andrade, a Boca Rosa, construiu seu império milionário Com nova marca, Boca Rosa prevê faturar R$ 120 milhões no 2º semestre
Após reclamações de embalagem, Boca Rosa adia lançamento Do conceito ao marketing: como Bianca Andrade desenvolveu a nova Boca Rosa Boca Rosa: identidade e propostas da nova marca de Bianca Andrade
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