Emanuelle Lopes – 12 de outubro de 2022
“Ah… naquele tempo é que era bom.” Quem nunca viveu um sentimento de nostalgia? Essa saudade boa de coisas que vivenciamos no passado está de volta, mas agora nas mãos da Geração Z. Esse fenômeno de reviver as tendências dos anos em que essa turma era jovem demais para lembrar tem um nome: a nostalgia invertida.
E esse fenômeno não começou de ontem para hoje não. Essa conexão com aquilo que já se foi mas que de tão bom merece um “replay” é um movimento que ocupou os últimos anos na internet. Talvez a principal razão para que isso tenha acontecido seja sem dúvidas a pandemia, que teve uma grande parte nisso. Afinal, lidar com um presente difícil e um futuro incerto, não é tarefa das mais agradáveis. Então, aproveitar para viver o agora com lembranças de experiências positivas, é uma ótima maneira de resgatar bons momentos e manter a conexão que tanto necessitamos com outras pessoas.
Em fevereiro de 2022, o show do intervalo do Super Bowl reviveu grandes tempos da música ao colocar Dr. Dre, Snoop Dogg, Eminem, Mary J. Blige e Kendrick Lamar, artistas que fizeram muito sucesso entre os anos 1990 e 2000. Vale citar que essa volta ao passado não fez parte apenas do show, mas esteve presente nas propagandas transmitidas durante o intervalo do jogo, como a da Chevrolet, que recriou os créditos da abertura de “Família Soprano”, uma série de sucesso dos anos 90.
Entretenimento + nostalgia e… tá pronto o sorvetinho!
Nem o Brasil escapou do fenômeno da nostalgia. A Amazon criou o ABC da Xuxa. O Boticário criou uma linha de produtos com o cheiro do Bubbaloo, o chiclete com cara de infância. Até o Danoninho Ice, lançado pela primeira vez nos anos 90, voltou para as telinhas com o mesmo garoto que participou do comercial em 1990.
Não deve ser nenhuma novidade dizer que a concentração desse sucesso nostálgico está no queridinho do momento, o TikTok. Sabe as trends e hashtags virais que você lista todo o mês para usar como referência? Elas são expressões que se encaixam de alguma forma dentro de uma tendência e, consequentemente, dentro de um movimento ou macrotendência.
E essa macrotendência ganhou até um nome especial para identificar esses movimentos, trends, hashtags, tendências de moda, música e até o que está fora da plataforma, que se encaixam perfeitamente nesse senso de conexão e a possibilidade de expressar esse desejo de viver o presente a Nowstalgia.
Essa “nostalgia do agora” demonstra bem essa fuga do excesso de informação que nos rodeia o tempo todo e a busca por conforto em um passado repleto de boas memórias. Um comportamento que engaja não só a Geração Z mas também os Millennials, que de fato viveram as últimas décadas. É a nostalgia unindo gerações.
Empresas como Disney e Coca-Cola já sabem que as emoções geram os vínculos mais poderosos e trabalham com as sensações do público há muito tempo. Mas atualmente, não são só as grandes marcas consolidadas no mercado que procuram construir essa conexão emocional.
Por falar em coisas invertidas…
Achou que não íamos mencionar o maior fenômeno da cultura pop nos últimos anos? Stranger Things e suas referências e easter-eggs de grandes clássicos dos anos 80 e 90, conseguiu cativar tanto quem viveu a época quanto quem desejou ter vivido. Aventura com crianças (atualmente, já adolescentes) que percorrem a cidade com bicicletas, o desaparecimento de uma criança em uma cidade pequena, um mistério a ser investigado, a presença ilustre de Winona Ryder (um rosto memorável do cinema nos anos 80), trilha sonora e efeitos visuais totalmente temáticos e nostálgicos, foram a fórmula certa para a quantidade de fãs e recordes que a série acumulou.
Prova disso está no impacto da canção “Running Up That Hill”, da cantora Kate Bush, famosa nos anos 80, que ficou entre as cinco mais ouvidas da semana no mundo inteiro, segundo o Spotify. A geração Z, público majoritário de “Stranger Things”, descobriu Kate Bush por meio da trilha sonora da série e fez a cantora faturar mais de 1 milhão com uma música lançada em 1985, que viralizou de forma estrondosa em maio de 2022.
Não é exagero dizer que o TikTok está ditando as tendências. Assim, fica claro a importância de uma comunicação que esteja próxima do consumidor, acompanhando seus anseios e comportamentos. As pessoas estão em busca de formas de alegrar a rotina, valorizar momentos de felicidade genuína, reviver o passado. Um vídeo sobre uma viagem fantástica ou sobre uma experiência gastronômica incrível pode inspirar mais pessoas ao seu redor do que você imagina.
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Fonte: TikTok For Business
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