Por Rafaela Viana
Os Jogos Olímpicos em Paris já começaram e, claro, as redes sociais de perfis brasileiros já estão lotadas de memes, threads, opiniões viralizadas, edits e narrativas que acompanham a emoção dos nossos atletas. Com o engajamento lá em cima em esportes como skate, vôlei e surfe, este ano os olhos brilharam mais fortes para a ginástica artística feminina, em que a rivalidade entre Rebeca Andrade e Simone Biles foi alimentar pelo teaser viral do documentário de Biles da Netflix, em que diz que Rebeca é a adversária que mais a assusta.
Atualmente (01/08) a China lidera o ranking de medalhas, seguida dos Estados Unidos, com duas medalhas de ouro conquistadas pela equipe de ginástica e Simone Biles nas individuais, que expressou nervosismo explícito em uma competição apertada com Rebeca Andrade, detentora do 2º lugar nas provas individuais, e bronze com o restante da equipe. Além dessa tensão, as olimpíadas ocuparam discussões nas redes antes mesmo de começar, com fortes críticas negativas ao uniforme representativo do Brasil, as condições do Rio Sena para receber os atletas e turistas, além de comentários em real time contando com Pedro Scooby denunciando parcialidade entre o júri de surfe, uma atiradora coreana que roubou o coração de muitas e outros momentos que não pararão de surgir até o final do maior evento do ano. Mas como esses acontecimentos impactam na forma de acompanhar os jogos? Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto.
A transformação do interesse do público
Acompanhar os Jogos Olímpicos em tempo real pelas redes sociais transformou significativamente como o público, de diversas faixas etárias, se interessa, compartilha e acompanha o evento. Esta mudança é visível em vários aspectos, devido à imersão e conexão imediata proporcionada pelas atualizações instantâneas e conteúdos ao vivo, que criam uma ligação direta com os eventos. Acesso aos bastidores, compartilhado por atletas, treinadores e comentaristas, também oferece uma visão mais íntima e humanizada das competições, como o momento viral em que Rebeca Andrade revela não saber falar inglês:
A interação social em plataformas como Twitter, Instagram e TikTok permite que torcedores interajam uns com os outros e com os próprios atletas, o que pode ser positivo para atrair patrocinadores em um cenário em que o esporte não é tão valorizado no Brasil quanto é nos Estados Unidos, por exemplo. Mas, graças a essa preocupação em acompanhar tudo em tempo real, a CazéTV disponibiliza esse acompanhamento de forma gratuita, pelo YouTube, com direito a comentaristas e momentos cômicos exclusivos de jornalistas e figuras públicas.
As multi-possibilidades em multi-plataformas
Pedidos especiais ao vivo, que podem ajudar o esporte a crescer cada vez mais no país, em um contexto que as redes sociais e o número de seguidores tem sua relevância aumentada, tomam conta mais uma vez do real time e singularidade em acompanhar tudo de forma simultânea: assistir, seguir os atletas e acompanhar outras redes sobre categorias que estão acontecendo ao mesmo tempo.
Créditos: Twitter Ou seja, a forma de assistir aos Jogos também foi impactada. O consumo agora é multi-plataforma, permitindo que o público acompanhe os eventos simultaneamente pela TV, smartphone ou computador, de qualquer lugar e a qualquer hora. As redes sociais oferecem uma cobertura mais personalizada, em que cada usuário pode seguir seus esportes e atletas favoritos, recebendo notificações, atualizações e memes, sendo impactados pelo que o algoritmo julgar mais relevante para esse usuário.
Orgulho sem ser brasileiro
Que o povo brasileiro nasce com o sangue quente, a gente já sabe. E, apesar de muitas vezes a comparação com outros países de forma negativa ser recorrente, são em momentos como nos Jogos Olímpicos que vemos o quanto o verde e amarelo podem falar mais alto na hora de defender nossos atletas e, de quebra, nosso povo também.
Conteúdos que disseminam a cultura do Brasil, como profissionais de moda, atletas amadores, culinária, cotidiano e até mesmo nosso senso de humor singular começam a surgir com mais frequência nas timelines, deixando alguns estrangeiros com vários pontos de interrogação: é meme ou é verdade?
Créditos: Twitter
A olhos nus talvez tudo isso pareça apenas um modo de distração, piada ou meme que em alguns minutos já será esquecido pelo próximo, mas esse tipo de interação ajuda a construir e solidificar o interesse pelo esporte e nossos atletas às futuras gerações, envolvendo cada vez mais pessoas e aumentando as chances de crescimento desse cenário tão pouco valorizado no Brasil.
Vamos continuar acompanhando os próximos capítulos dos jogos e continuar na torcida pelo Brasil, com a consciência de que o real time não somente nos diverte e nos mantêm informados, como também pode ter a capacidade de mudar a narrativa do esporte no nosso país.
Gostou do conteúdo? Continue acompanhando nosso blog e confira mais assuntos como esse aqui.
Fontes:
Os atletas e modalidades campeões em seguidores nas redes sociais Real Time Marketing: a estratégia para se investir!
#olimpiadas #redessociais #realtime
Você também pode gostar dessa leitura: